Images | João Madureira em visita ao projeto

Most Viewed

Anterior Próximo
August 23, 2010

Ensino de inglês gratuito em projeto de educação sustentável aos alunos do CAIC do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

Alunos do Caic Theóphilo de Souza Pinto, localizado na comunidade Nova Brasília, no Complexo do Alemão, participam de projeto experimental para a disseminação do aprendizado do idioma inglês. No total, 240 jovens integram essa iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ibeu (Instituto Brasil - Estados Unidos) e com a participação da filial brasileira da Cambridge University Press, editora mais antiga do mundo, na doação dos livros didáticos.

Divididos em 12 turmas, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da escola têm aulas de inglês com o uso dos livros, DVD e software para melhor entendimento da língua. Esse projeto já acontece de maneira efetiva em 68 escolas da rede municipal do Rio de Janeiro e atendeu cerca de 12 mil alunos em oito anos de atuação.

Para João Madureira, diretor geral da Cambridge University Press Brasil, o interesse da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em implantar o projeto em uma das escolas da rede comprova a eficácia da ação desenvolvida no município. "As escolas municipais do Rio de Janeiro contam hoje com 47 professores exclusivos para ministrar as aulas de inglês, são dois mil livros didáticos doados somente para o ano letivo de 2010. A proposta é garantir uma educação sustentável para esses jovens, baseada na inclusão social e oportunidades que o benefício de outro idioma proporciona como apoio em uma colocação no mercado de trabalho, uma vez que eles ganham seu próprio livro, podem escrever nele, levar para casa, sem o compromisso de ter que devolver no final do ano, facilitando seu aprendizado", afirma.

Ainda como forma de reforçar o conceito de educação sustentável e estimular outras áreas do conhecimento, a editora distribuiu, além dos livros didáticos, dois mil exemplares de livros de histórias para os alunos do projeto. "Com este outro material, os professores avançam na prática da leitura e, a partir da compreensão do texto, elaboram redações, desenvolvem pinturas, maquetes, entre outras ações baseadas no conteúdo dos livros", comenta Samara Camilo, coordenadora acadêmica do Ibeu.

Ao todo, a editora já participou de 159 projetos, com apoio a 20 mil estudantes e distribuição de 38 mil livros. Desse total, 15% correspondem às regiões Norte e Nordeste, 15% foram organizados no Centro-Oeste, 35% na região Sul e o mesmo percentual corresponde ao Sudeste.

Fonte: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/nas_escolas_alemao.asp

Comments

You need to login before you can comment.

What is your e-mail address?



Do you have an account with us?

Yes, my password is:
No, I want to register.